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Caso pretenda fatura (valor igual ou superior a 100 €) ou fatura simplificada (valor inferior a 100 €) com a indicação de NIF, para beneficiar da dedução do IVA em sede de IRS (particulares) ou para efeitos de IVA (empresas e independentes), deverá assegurar a inserção do mesmo no momento da aquisição e sempre antes do efetuar o pagamento, para que esta informação conste do documento emitido pela CP.
Além do NIF, na fatura poderá constar o nome e morada.
Ao receber a fatura/fatura simplificada, deve verificar no imediato se os dados que constam da mesma estão corretos.
Para solicitar fatura/fatura simplificada de um título dos Comboios Urbanos do Porto adquirido nas Máquinas de Venda Automática ou a bordo, deverá selecionar uma das seguintes opções:
A fatura/fatura simplificada está disponível para emissão até ao 10º dia (inclusive) da data da transação.
Esta informação poderá levar até um máximo de 5 dias a ser disponibilizada para emissão, estando disponível durante os 5 dias seguintes.
Os carregamentos efetuados em ATM, tendo como suporte o cartão Navegante, são geridos pelo Portal Viva.
Se pretender que o carregamento do seu passe fique disponível no portal e-fatura deverá escolher a opção ‘fatura simplificada com NIF’.
Este carregamento irá ficar no seu portal e-fatura categorizado como ‘OUTROS’ sendo necessário proceder à alteração manual para a categoria ‘TRANSPORTES’.
Em caso de impossibilidade de inserção de NIF no momento da aquisição do título de transporte, por motivos imputáveis à CP, dispõe de 10 dias para solicitar a emissão da fatura/fatura simplificada com NIF, através do preenchimento do modelo "Substituição de Fatura", que deverá entregar em qualquer estação da CP ou Gabinete de Apoio ao Cliente com o documento original.
Em alternativa, pode efetuar o pedido por e-mail para o endereço pedidofatura@cp.pt ou faturasporto@cp.pt caso se trate de títulos Urbanos do Porto (adquiridos nas estações, Máquinas de Venda Automática e a bordo dos comboios), digitalizando o modelo "Substituição de Fatura" e a Fatura/Fatura Simplificada.
A fatura/fatura simplificada de substituição será enviada para o endereço de e-mail ou para a morada indicada no modelo em questão.
Em caso de extravio da fatura/fatura simplificada original, pode solicitar uma 2ª via.
A 2ª via é um documento exatamente igual ao original não sendo possível a alteração de qualquer um dos dados nele indicados.
Deve formalizar o seu pedido, através do preenchimento do "Formulário E" e entregar em qualquer estação ou Gabinete de Apoio ao Cliente, ficando a 2ª via disponível para levantamento decorridos 10 dias úteis após a solicitação.
Em alternativa, pode efetuar o pedido por e-mail para o endereço pedidofatura@cp.pt ou faturasporto@cp.pt caso se trate de títulos Urbanos do Porto (adquiridos nas estações, Máquinas de Venda Automática e a bordo dos comboios), digitalizando o «Formulário E», sendo a 2.ª via enviada pela mesma via.
A 2ª via de fatura/fatura simplificada não é aceite para efeitos de troca ou reembolso de títulos.