App
Para fazer face à necessidade de recrutamento e à dificuldade em captar mão de obra, e numa aposta clara na juventude e no rejuvenescimento dos quadros da empresa, a CP - Comboios de Portugal tem aberto portas a estagiários de várias áreas, através de parcerias com diferentes entidades formativas.
Esse esforço e apoio à formação foi, agora, validado com uma distinção. A CP foi galardoada com o Prémio Parceiro ATEC durante a 7.ª Edição da Feira Empresarial da ATEC – Academia de Formação, realizada em Palmela, num reconhecimento pela forma profissional como o acolhimento de estágios é conduzido e concretizado pela Empresa.
No âmbito de uma conferência que debateu a importância das vantagens do acolhimento de formandos em estágio e a importância de desenvolvimento, por parte das empresas, de políticas de atratividade para captar, reter e garantir o compromisso do estagiário com a empresa de acolhimento, decorreu a 3.ª Edição dos Prémios ATEC, sendo entregues um conjunto de distinções que visam agraciar pessoas e organizações que têm desempenhado um papel fulcral no processo de inserção profissional dos formandos desta Academia.
A CP foi premiada pelo “papel de destaque que tem desempenhado como empresa de acolhimento de estagiários e parceira na formação prática em contexto de trabalho”, refere a ATEC.
Segundo Pedro Rita, Diretor Coordenador da Manutenção Sul, e Paulo Neves, Diretor da Manutenção Sul, este prémio “é um manifesto reconhecimento do profissionalismo com que o acolhimento de estágios é conduzido e concretizado pela nossa Empresa, no caso particular do relacionamento da Manutenção Sul com a ATEC”. A CP, à semelhança de outras grandes empresas nacionais, tem-se esforçado por ser “das melhores nesta matéria”, destacam.
A parceria da Manutenção e Engenharia com a ATEC tem-se consolidado ao longo dos anos. Devido à maior necessidade de recrutamento e também à dificuldade de encontrar mão de obra, “potenciar estas interações facilita muito a sinalização para futuros recrutamentos”, explicam estes responsáveis.
Desde 2020, a CP já acolheu cerca de 20 estagiários da ATEC – quer de cursos de especialização tecnológica (um ano), quer em cursos de aprendizagem profissional (três anos) -, sendo que as Oficinas do Barreiro colaboram também na realização de estágios de outras entidades de formação profissional existentes na Península de Setúbal.
“Os estágios são, manifestamente, a melhor porta de entrada e de admissão numa empresa, validando quer a vocação do formando, quer o mútuo interesse de colaboração e permanência na empresa de acolhimento”, dizem Pedro Rita e Paulo Neves.
A Feira Empresarial da ATEC teve como objetivos potenciar a ligação entre os formandos da Academia e o mercado de trabalho. A CP esteve representada neste certame com um stand onde foram divulgados os produtos da Empresa e oportunidades em termos de emprego.