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A CP é uma entidade pública empresarial que tem como único acionista o Estado Português e está sujeita à tutela do Ministério das Infraestruturas e Habitação e do Ministério das Finanças.
Como agente ativo da sociedade, a CP assume a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento económico e para a coesão social do país e dos seus cidadãos, através de um bom desempenho da sua atividade comercial.
Com cerca de 173,2 milhões (em 2023) de passageiros transportados por ano, a CP é uma das mais representativas empresas portuguesas e a maior empresa de transportes terrestres a operar em Portugal.
CP – Comboios de Portugal, E.P.E.
Calçada do Duque, n.º 20
1249 – 109 Lisboa
N.º único de pessoa coletiva e matrícula na C.R.C. - Lisboa: 500 498 601
Capital Estatutário 212.635.680,46 €
A CP como líder nacional de mobilidade integrada – simples, pessoal e sustentável.
Ligar pessoas e comunidades, de forma sustentada e alicerçada no modo ferroviário.
Cliente
Equipa CP
Futuro
Assumindo o seu compromisso com as melhores práticas e normas internacionais a CP definiu a sua “Política dos Sistemas de Gestão” de forma global e enquadradora dos seus sistemas de gestão da qualidade, do ambiente, da segurança*, da inovação e dos ativos, bem como da manutenção do material circulante (ERM), em articulação com o sistema de gestão da segurança (SGS) e com o sistema de gestão das pessoas.
Em estrito alinhamento com a nossa Missão e Visão e conscientes da nossa responsabilidade empresarial e social, empenhamo-nos em ir ao encontro das expectativas dos nossos clientes, colaboradores e parceiros, através de uma cultura de inovação, sustentabilidade e de melhoria contínua.
Veja aqui a Política dos Sistemas de Gestão da CP
Saiba mais sobre os Sistemas de Gestão da CP
A CP desenvolveu uma profunda transformação de adaptação ao mercado, uma nova realidade empresarial e correspondentes desafios, resultantes da fusão por incorporação da EMEF na CP. Esta fusão conduziu a uma reorganização das áreas da empresa com o objetivo de reforçar a capacidade operacional e funcional com ganhos de qualidade, eficiência e racionalidade, melhor afetação de recursos e competências, numa estrutura simultaneamente mais ágil e robusta.
Como corolário da atividade da CP, está e estará sempre o compromisso com o Cliente, que todos os dias procuraremos servir mais e melhor, na prossecução de altos níveis de competitividade e sustentabilidade, contando para isso com o envolvimento ativo e imprescindível de toda a organização, solidamente comprometida com uma renovada cultura empresarial orientada para servir a comunidade.
O Plano Estratégico 2022-2030 pretende orientar, focar, alinhar e mobilizar toda a Empresa para alcançar desafios presentes e futuros e assenta em dez objetivos estratégicos que promovem a sustentabilidade económica, social e ambiental do país, sendo eles:
1. Preparar a CP para um novo contrato de obrigações de serviço público (CSP);
2. Recuperar económica e financeiramente a CP e crescer;
3. Antecipar e liderar a alta velocidade;
4. Reformular e modernizar a oferta, tirando partido da nova geografia ferroviária;
5. Melhorar a experiência do cliente num novo contexto de mobilidade;
6. Aumentar a eficiência, segurança e sustentabilidade dos processos;
7. Mobilizar, qualificar e rejuvenescer as equipas;
8. Evoluir os sistemas e transformar digitalmente a CP;
9. Inovar para modernizar a CP;
10. Liderar a mobilidade verde e reforçar os compromissos sociais da CP.
Um compromisso de reforço e crescimento na relação com todos os stakeholders e afirmação da CP como um dos players principais na mobilidade nacional.
Saiba mais.
59,6 milhões (€)
de venda online
2.221 km
de rede ferroviária
173,2 milhões
de passageiros/ano
Mais de 167
anos de experiência