App
A CP - Comboios de Portugal comunica que, segundo um recente estudo da Greenpeace, a ligação ferroviária entre o Porto e Lisboa foi reconhecida como sendo a segunda melhor a nível nacional em toda a Europa, sendo superada apenas pela ligação Hamburgo-Munique da Deutsche Bahn. Ao considerar rotas internacionais, esta mesma ligação posicionou-se num respeitável quarto lugar no ranking europeu.
O estudo da Greenpeace avaliou 112 conexões entre cidades europeias, das quais apenas 12 foram categorizadas como "grandes rotas". Estes percursos distinguem-se pela oferta de mais de três comboios diários diretos, boa velocidade média, fiabilidade, custo inferior ao transporte aéreo e um preço abaixo dos 150 euros. Apesar de todos os desafios provocados pelas recentes obras na Linha do Norte, a ligação Porto-Lisboa destaca-se de forma positiva, com preços que variam entre os 25,25 euros e os 44,60 euros, estando bem abaixo do limite estabelecido pela Greenpeace e também inferiores a uma viagem aérea.
O presidente da CP - Comboios de Portugal, Pedro Moreira, manifestou-se sobre o reconhecimento, destacando o contínuo investimento e esforço da empresa na melhoria dos serviços de longo curso. Referiu ainda a renovação das carruagens do Intercidades e a revitalização das carruagens Arco adquiridas à Renfe, assim como os esforços de otimização do Alfa Pendular.
Reconhecendo os desafios apresentados pela Greenpeace, como a reserva de bilhetes transfronteiriços e a complexidade nos sistemas de emissão de bilhetes, a CP encontra-se em fase de modernização dos seus sistemas de bilhética, visando tornar o processo de aquisição de bilhetes ainda mais simples, incluindo para quem viaja de outros países.
A análise da Greenpeace tem como pano de fundo questões ambientais, sublinhando que a substituição do avião pelo comboio na rota Porto-Lisboa poderia resultar numa poupança significativa de emissões de gases com efeito de estufa.
Este reconhecimento enaltece o trabalho árduo de toda a equipa da CP, reforçando o nosso compromisso com a excelência no serviço prestado aos clientes e a sustentabilidade ambiental.